Por Miguel Abrantes | Quinta-feira, 27 Agosto , 2009, 01:16

Com pompa e circunstância, Sarkozy deu posse a uma comissão presidida por Michel Rocard e Alan Juppé, dois ex-primeiros-ministros, com o objectivo de identificar as áreas prioritárias que serão financiadas por um empréstimo contraído pelo Estado francês. Apesar de se estimar que o défice francês atinja 7,5 por cento do PIB no final do ano, Sarkozy teve o cuidado de alertar Rocard e Juppé para o seguinte: “Eu não restringirei a liberdade da vossa reflexão a um quadro orçamental preciso. O montante do empréstimo nacional dependerá das necessidades que vós ireis identificar e da capacidade de endividamento que nós tivermos”. São quatro os desafios lançados pelo presidente francês: apostar na economia do conhecimento, melhorar a competitividade das empresas e desenvolver equipamentos industriais inovadores (no âmbito das nanotecnologias, das biotecnologias e do fornecimento de energia eléctrica), para além de um outro “socialmente sensível” — “Nous devons accomplir la promesse que chaque génération a toujours faite à la suivante d'avoir un sort meilleur que le sien”, de acordo com as palavras do próprio Sarkozy. O presidente francês, que é da mesma família política que o PSD, define uma estratégia que apresenta muitas semelhanças com o que tem sido feito em Portugal desde 2005. E não deixa de reivindicar uma política industrial pilotada pelo Estado, com base em grandes investimentos públicos. Compare-se esta visão do futuro com o programa eleitoral do PSD que será hoje apresentado pela Dr.ª Manuela.


Rui a 27 de Agosto de 2009 às 01:40
É para comentar o quê? Isto "Compare-se esta visão do futuro com o programa eleitoral do PSD que será hoje apresentado pela Dr.ª Manuela."
A imaginação não dá mais?

rui david a 27 de Agosto de 2009 às 03:09
Nada a fazer... quer o PSD (o actual, pelo menos) quer o PC e o Bloco têm uma visão século XIX do país, da sua sociedade e da sua economia.
(por falar em século XIX: esta porcaria do Sapo consegue mesmo guardar os dados de quem não tem blogs no Sapo ou não? Baita de ter de escrever tudo de novo quando se quer comentar aqui...)

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.