Por Irene Pimentel | Quarta-feira, 26 Agosto , 2009, 16:18

Claro que jamais utilizaria a História para comparações abusivas com a realidade actual. Sou atenta ao contexto.

 
Se o fizesse, vir-me-ia logo à cabeça a forma como o Partido Comunista Alemão contribuiu para a subida de Hitler ao poder, ao erigir os sociais-democratas como «sociais fascistas». Claro que, ao ser criado o primeiro campo de concentração em Dachau, foram lá encarcerados tanto sociais-democratas como comunistas, mas o mal já estava feito. Upsss! Do que me fui lembrar e até estou a dar ideias!
Não, nem o salazarismo foi idêntico ao nacional-socialismo, nem este voltará com essa vestimenta.
 
Nunca disse, ao contrário do que com toda a desfaçatez afirmam defensores de Manuela Ferreira Leite (curiosamente de partidos que eu julgaria oporem-se ao PSD), que a candidata a primeira-ministra de Portugal seria «salazarista», ou até um «Salazar» revisitado(a), que quereria voltar instaurar uma ditadura no nosso país. Aliás se houvesse qualquer perigo de isso estar a acontecer em Portugal, eu própria não estaria a participar numa campanha eleitoral e enveredaria certamente por outro meio de luta.
Não, não penso que algo de terrível esteja para acontecer após 27/9.
 
E se eu dissesse tal tremendo disparate, ou estaria a ser oportunista (o que esforço por não ser) ou a padecer de grave anacronismo (o que é grave numa historiadora). Além disso, se eu estivesse a dizer esse tremendo disparate, estaria a ter a mesma atitude dos que eu critico: aqueles que dizem que vivemos num período de «asfixia democrática» e os que chamam «fascista» a tudo (sem saber o significado da palavra e do conceito), mas que, quando o «perigo fascista» se aproxima, não sabem detectá-lo.
Não, não penso que haja qualquer perigo, nem que se esteja a viver num período privado de liberdade.
 

Socialista a 26 de Agosto de 2009 às 16:50
BRILHANTE post!!

aires bustorff a 26 de Agosto de 2009 às 17:35
é sempre útil saber, lembrar

porque

após alguns destes factos referidos

estamos todos "unidos", mas numa prisão...

e aí, já temos poucas alternativas

sobretudo nossos filhos

abraço e obrigado Irne

por sempre oportuno relembrar, aprender

Sofia Loureiro dos Santos a 26 de Agosto de 2009 às 18:43
Excelente post.

Francisco Cavaco a 26 de Agosto de 2009 às 19:48
Olhe a palavra Asfixia não se pode relativizar mas a palavra qualidade pode e eu que já fui militante socialista, votante desde os dezoito anos no PS inclusive em José Sócrates digo que na minha modesta perspectiva, a qualidade da democracia, em Portugal sofreu alguns percalços, Policia no sindicatos,O caso do professor charrua, o clima em algumas escolas onde os contestatários são ameaçados etc.
Quanto " e enveredaria certamente por outro meio de luta" penso que esta bravata fica-lhe mal não estou a ver Doutora a entrar na clandestinidade e na luta armada, mas a senhora se quisesse tinha uma vantagem sabe como as PIDES actuam.

rui david a 26 de Agosto de 2009 às 20:45
o que o PSD diz ou não diz sobre estas questões é sempre compreensível.
O que não compreendo é ver esquerdistas ao lado do PSD a diabolizarem um PS que acusam de totalitário e simultaneamente minimizarem o que classificam de "diabolização" que o PS faz do PSD, alegadamente para meros efeitos de captação de voto útil.

Rui a 27 de Agosto de 2009 às 01:38
Grato pela censura ao meu comentário ,folgo em saber que a sua investigação deu frutos...em si própria

Irene Pimentel a 27 de Agosto de 2009 às 10:03
Há uma enorme confusão em certas cabeças sobre o que é censura. Também não vou dar nenhuma lição sobre isso. Há bibliografia suficiente sobre isso.
Mas lembro que um blogue é de um grupo de pessoas, totalmente livre para gerir à sua maneira os seus posts. Pode eliminar comentários, permiti-los (eu pessoalmente gosto) e cada pessoa é livre de fazer o seu próprio blogue.
Não costumo perder tempo com explicações sobre comentários, mas abro uma excepção apenas para dizer que realmente não aprovei um comentário assinado por «Rui», por ser insultuoso. Já aprovei este da mesma pessoa, pois me parece ilustrativo do seu nível de argumentação, para não dizer do seu nível ético.

Joaquim Amado Lopes a 27 de Agosto de 2009 às 19:01
Irene,
Tem toda a razão. Pode publicar ou eliminar os comentários que quiser no seu blogue.

Mas, num blogue onde os visitantes são convidados a comentar os posts, escolher quais devem ou não ser publicados é exercer censura.
Tem todo o direito de o fazer mas não deixa de ser o que é.

Mesmo com censura (e já vários comentários meus foram censurados no Simplex), prefiro isso aos cobardes que escrevem disparates mas recusam liminarmente a hipótese de serem sujeitos ao contraditório.
Eu sei que, em alguns casos, dizem que é para se protegerem dos insultos. Só que é ao fazerem isso que se tornam merecedores de (pelo menos alguns) insultos.

E prefiro a censura, não por ser mais honesta mas porque pelo menos o autor dos posts tem que ler os comentários.
Excepto em casos extremos, como o do abjecto Carlos Abreu Amorim, do Blasfémias, que censura comentários automaticamente pelo email dos autores.

Rui a 13 de Setembro de 2009 às 12:19
"não aprovei um comentário assinado por «Rui», por ser insultuoso. Já aprovei este da mesma pessoa, pois me parece ilustrativo do seu nível de argumentação, para não dizer do seu nível ético."

Não me conhecendo de lugar nenhum "corta-me o pio" mas fala sobre o mesmo sem me permitir contrapôr o que disse, o comentário não foi insultuoso como disse. E fazer observações sobre a qualidade ética de uma pessoa baseada em duas frases é revelador da sua postura perante a diferença

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.