Por Rogério Costa Pereira | Segunda-feira, 24 Agosto , 2009, 18:30

Da mensagem do Presidente da República à Assembleia da República a propósito da não promulgação do diploma que altera a Lei sobre as uniões de facto, retenho duas ideias. Primeiro, ao vetar o diploma, o PR parece, sem o dizer expressamente, querer misturar alhos com bugalhos. Em segundo lugar, não pude deixar de sorrir com aquela do "novo legislador". Aqui, concedo, o sorriso decorrerá de uma leitura subliminarmente descontextualizada, mas de todas as formas este tipo - este tipo - de certificados de incapacidade passados aos Governos em fim de mandato começam a carecer de outro tipo de regulação efectiva, que faça deles algo mais do que esta espécie de conceito vago e indeterminado e de arma de arremesso que começam a ser. Talvez o novo legislador se lhes dedique.

 

Dito isto, há que acrescentar que concordei com quase todos os vetos de Cavaco Silva. Este é, claramente, mais uma excepção. Desde logo, porque era importante reformar agora a questão das uniões de facto. Se outros motivos faltassem, para não confundir as águas aquando da discussão do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado, porque é um veto vazio e mal fundamentado - se algo fundamenta é a premência da reforma e não o contrário. E aquela coisa do "amplo espaço de debate na sociedade portuguesa" começa a ter as costas demasiado largas.

 

Termino dizendo que votei Cavaco e que tendo em conta os candidatos que então se apresentaram, voltaria hoje fazê-lo. Mas a verdade é que não vejo a política como vejo o futebol (no Sábado, não me importava nada que o árbitro tivesse, ele mesmo, enfiado duas batatas na baliza do Braga. E em fora de jogo. E com a mão). E, francamente, começo a estranhar alguns comportamentos do PR. Para já, só a estranhar, vamos lá ver se até finais de Setembro não entranho. De resto, espero sinceramente que Cavaco Silva não comece a pensar na figura de PR como uma espécie de novo legislador, do género como que ao contrário.


José Estorninho a 24 de Agosto de 2009 às 18:43
Ah, você votou nele!! Fez você muito bem.
A chatice é os que não votaram nele terem de o gramar.
Isto já deve fazer parte daquela coisa da suspensão da democracia que a senhora dona Manuela andou a propor para pôr o país nos eixos.

Rogério Costa Pereira a 24 de Agosto de 2009 às 18:58
O seu comentário só prova o que disse. Há demasiado clubismo na política. Votei Cavaco e votarei PS. E hoje votaria Cavaco novamente. Hoje, repito. Daqui a uns tempos não sei se mantenho a posição. Tudo indica que não. Nem lhe vou explicar como uma coisa (votar PS nestas legislativas) não é incompatível com a outra (ter votado Cavaco). Porque não me apetece e porque o seu comentário assim pede.

José Estorninho a 24 de Agosto de 2009 às 19:16
Sabe, eu sou um bronco que anda agora no NO a ver se consegue uma equivalência ao 12º ano e por isso gostava que o doutor me explicasse a compatibilidade dessas suas opções. Infelizmente V. Exa. não se quer dar ao trabalho de descer ao nível dos plebeus para com eles partilhar um pouco mais dessa sua brilhante cultura politica. Paciência, espero bem que neste blogue haja quem não tenha pruridos desses.
As melhoras.

Adolfo Contreiras a 24 de Agosto de 2009 às 18:56
Caro RdCP,
Que raio de capacidade é a sua para ajuizar na escolha de personalidades políticas para o país que "tendo em conta os candidatos que então se apresentaram" foi precisamente escolher o contabilista político auto-convencido? Se também agora apoia Sócrates com o mesmo discernimento e visão de escolha política de então, não é recomendável para a candidatura actual do PM. O PS merecia melhor.

Rogério Costa Pereira a 24 de Agosto de 2009 às 19:00
Acabei de ser suspenso. E sem vencimento.

amália a 24 de Agosto de 2009 às 22:29
Não haverá aqui da parte do PM um pretexto para fazer mais uma guerrinha a este governo? Vem mesmo a calhar nesta altura próxima das eleições e a juntar ao silêncio bem gerido sobre as boatices, talvez dê uma ajudinha à Manelita.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.