Por Eduardo Pitta | Quinta-feira, 20 Agosto , 2009, 12:56

Infelizmente, as pessoas não querem saber de política. As pessoas querem clubite. Num país em que a ditadura (1926-74) anestesiou a opinião pública com futebol, a massa crítica tornou-se praticamete virtual. A emigração, sobretudo a dos anos 1950-60, não foi exclusiva do operariado pouco qualificado e, em regra, de esquerda. Hoje, infelizmente, o patamar subiu. É cada vez maior o número de quadros especializados (e mesmo de cientistas!) que emigra. Muitos formaram-se nos países que adoptam como seus. Outros não têm outro remédio se quiserem progredir nas áreas respectivas. Tirando o sector da finança, onde há sempre lugar para a meia-dúzia que entretanto fez tirocínios em Londres ou Nova Iorque, quando não mesmo em Madrid, o país não tem condições para dar emprego compatível às resmas de licenciados que todos os anos "o ensino superior" põe no mercado (mesmo considerando que três quintos pudessem ser aproveitados como amanuenses das autarquias do interior). A que leva o intróito?

 

A uma coisa muito simples. Muita gente, sobretudo da direita, mas não só, abjura o actual quadro partidário. O meu amigo Rui Zink, e o antropólogo Manuel João Ramos, ex-vereador da Câmara de Lisboa, até criaram o Partido Nulo. E os blogues de direita estão sempre a louvar-se nas conclusões de Medina Carreira, Silva Lopes, Campos e Cunha, etc., embora a maior parte das vezes não percebam o alcance das soluções (sobretudo as de Medina Carreira) propostas. Seria natural, num país com massa crítica autónoma, que tanto vitupera "a situação", isto é, o rotativismo entre PS e PSD, que essa maioria silenciosa se unisse em torno dos arautos do Apocalipse. Por que será que ninguém leva tais propostas a votos?

 

Porque a direita pretende mudar o que julga ser o acessório (o PS de Sócrates) para poder manter o statu quo.

tags:

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.