Por Porfírio Silva | Segunda-feira, 17 Agosto , 2009, 00:04
Vasco Pulido Valente, na sua habitual dose de ódio cego, no jornal habitual do ódio cego ao PS, escreve: «E quando Sócrates nos resolve impingir a sua apologia sob forma de um artigo de jornal, a dúvida [saber se o PS enlouqueceu] aumenta.»
O mesmo Público noticia: «O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continuou a ofensiva na sua “guerra” pela reforma do sistema de saúde norte-americano, com um texto de opinião publicado domingo no "The New York Times".»
Se eu quisesse ser tão ridículo como VPV diria que Obama copia Sócrates de perto. Em vez disso digo apenas que é preciso estar muito perturbado para não compreender o interesse de que os líderes políticos expressem a sua opinião na comunicação social. Nos EUA ou cá.
tags:

Joaquim Amado Lopes a 17 de Agosto de 2009 às 00:21
Barack Obama não está em campanha eleitoral. E o "artigo de opinião" de José Sócrates não passa da reprodução de um dos seus discursos de campanha.

Essa insistência na colagem de José Sócrates a Obama já há muito deixou de ser ridícula. É patética.

Porfírio Silva a 17 de Agosto de 2009 às 00:30
Obama está, provavelmente, em algo mais importante do que uma campanha eleitoral. Basta conhecer um pouco da história do que está em causa. E Obama está, essencialmente, a lembrar um dos seus compromissos centrais da campanha.Mas, claro, a quem só interessa a espuma, nada disto interessa. Almas de censores - e ainda por cima por dá cá aquela palha. Tudo na linha dos que criticam os ministros quando emitem opiniões políticas: reacções que se compreenderiam quando os ministros eram meros ajudantes. Custa assim tanto habituarem-se à liberdade de expressão?

Joaquim Amado Lopes a 17 de Agosto de 2009 às 12:00
Leia o texto de José Sócrates. Se continuar a considerá-lo um artigo de opinião... bem, não sei o que lhe dizer.

Francisco a 17 de Agosto de 2009 às 10:02
Se você considerar que muito do que Sócrates fez (e tentou fazer) neste mandato foi decalcado do programa eleitoral que apresentou em 2004 então a "reprodução de um dos seus discursos de campanha" tem grande relevância política e jornalística - pelo potencial de influir nas escolhas futuras do País.

Se acreditar que nas campanhas eleitorais não se fala (nem se deve falar) de coisas sérias, então o seu comentário não é desprovido de capacidade lógica. Mas desaponta-me que entenda a Democracia como coisa que não precisa ser respeitada e que pode ser libertinamente instrumentalizada.

Joaquim Amado Lopes a 17 de Agosto de 2009 às 14:13
1. A reprodução de um discurso de campanha não tem qualquer relevância política quando é apresentado como artigo de opinião. Ainda mais quando não passa de um dos mais miseráveis exercícios de hipocrisia política e desonestidade intelectual.

2. Ninguém disse, explícita ou implicitamente, que nas campanhas eleitorais não se deve falar de coisas sérias.

3. Dizer que eu entendo "a Democracia como coisa que não precisa ser respeitada e que pode ser libertinamente instrumentalizada" só não seria ridículo se não viesse de um apoiante de quem faz precisamente isso.

Não sei onde aprendeu a ler mas quer-me parecer que devia pedir o dinheiro de volta.

Francisco a 17 de Agosto de 2009 às 22:52
Caro JAL, bom.. vou-lhe responder por pontos espero que leia com calma.
(1) Se você não consegue perceber o que de interessante vem no artigo do Sócrates,paciência... Sugiro que tente reler com calma e pausadamente.
(2) Diz você que "Ninguém disse, explícita ou implicitamente, que nas campanhas eleitorais não se deve falar de coisas sérias." - disse ,disse. Foi MFL que o disse explicitamente. Naturalmente pode guardar e interpretar esse facto como lhe interessar. Eu acho grave que um político ache que não se deve discutir um determinado assunto em campanha eleitoral "porque é um assunto muito sério", as implicações disso são óbvias.
(3) O PSD mais do que o espectável, está a instrumentalizar as regras da nossa democracia. Não apresentar propostas em campanha eleitoral democrática é possível e legal, mas é não respeitar a democracia. Democracia pressupõe a existência de alternativas - pessoalmente acho que já temos poucas - mais grave ainda é uma das partes abdicar, por estratégia, de apresentar atempadamente alternativas.

Lucia Duarte a 17 de Agosto de 2009 às 12:06
Bom dia,
José Sócrates escrever num artigo de jornal foi tão surpreendente que a oposição ainda não a soube "digerir".
Sinceramente penso que até deveria ir fazendo campanha via YouTube ou videoconferência. As novas tecnologias deveriam ser exploradas na campanha política, esta foi uma das lições de Obama e não vejo pq não a devamos copiar.
Quanto aos comentários críticos cujos argumentos se circunscrevem à cópia Sócrates/Obama são apenas actos de desespero.
VPV está em pleno combate político, daí que os seus artigos sejam cada vez mais o reflexo disso.
Será que ainda há alguém que ouse erguer a bandeira da neutralidade académica?

jeronimo a 17 de Agosto de 2009 às 15:14
E Manuela Ferreria Leite nunca escreveu artigos de opinião desde que é a lider do Psd ?

Joaquim Amado Lopes a 17 de Agosto de 2009 às 18:35
Leu o artigo? Chama áquilo "artigo de opinião"?

Jeronimo a 17 de Agosto de 2009 às 21:53
Não, mas já li vários de MFL que são inclassificáveis, de tão pobrezinhos. Também já li de Menezes, de Santana, de Durão. Por isso já não espero muito de escritos de activistas políticos, independentemente do quadrante de onde vêm.

Porfírio Silva a 18 de Agosto de 2009 às 21:41
Dois dias longe do computador e chego aqui para verificar que há pessoas que insistem em tentarem ser elas a dizer quem pode e quem não pode escrever artigos de jornal. Censores tristonhos. Nada a dizer: os seus "argumentos" são da qualidade dos que a PIDE usava "a bem da Nação".

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.