Por Paulo Ferreira | Sexta-feira, 14 Agosto , 2009, 14:23

Tendo em conta os dados disponíveis sobre os casos de contaminação de Gripe A em Portugal (no Algarve em particular), tendo em conta o regresso em breve de milhares de portugueses das zonas balneares do Sul do País para as cidades de residência, analisando as projecções oficiais que apontam Setembro e Outubro como meses críticos na, natural e esperada, propagação do vírus, achei pertinente que a comunicação social tivesse colocado a questão das medidas de prevenção ou alterações nos procedimentos em cerimónias religiosas aos responsáveis da Igreja Católica. Mais vale prevenir que remediar e o acompanhamento da situação por quem de direito deixará todos mais descansados.

Também as federações desportivas têm já planos de contingência e parcerias realizadas no sentido de dar resposta a qualquer eventualidade, o que me apraz registar.

Nesta matéria julgo também ser justo salientar o excelente exemplo dado pela célere resposta do Governo, elogiar a permanente comunicação à população realizada pela ministra Ana Jorge e dar nota do sucesso das campanhas de informação a decorrer no terreno há já algum tempo.

 

No entanto, assalta-me uma dúvida, assumindo este cenário de propagação do vírus H1N1 dado como mais provável pelos responsáveis pelo acompanhamento da situação como real, as duas campanhas politicas a realizar no final de Setembro e ínicio de Outubro poder-se-ão ver confrontadas com situações de impedimentos de candidatos em tratamento/convalescença ou com restrições a ajuntamentos de pessoas,comícios por exemplo.

Poderemos ter então uma campanha ainda mais Web 2.0 do que aquilo que esperávamos, não?


Carlos Dias Ferreira a 14 de Agosto de 2009 às 14:54
Paulo:

Se calhar e por causa da situação de que falas em relação às eleições é que o candidato do PS de Vila Nova Ourém/Fátima colocou nos cartazes eleitorais dele a imagem de Nossa Sra Fátima e os espalhou pelos locais habituais, milagre direi eu, é pena estas misturas entre a politica e a religião vinda ainda por cima de um partido que se diz laico. Em politica não vale tudo.
Aguardo (devo esperar sentado) esclarecimentos de alguém responsável do PS sobre este assunto que mais uma vez a comunicação social soube e nada disse.

Paulo Ferreira a 14 de Agosto de 2009 às 15:04
Carlos,

Não faço a minima ideia acerca da situação que relata, de Ourém sei de umas quantas histórias mas têm a ver com o ex-presidente que não se recandidata, acerca da freguesia de Fátima não sei de nada.Esse detalhe da imagem da NSFátima nos cartazes parece-me, à priori, de mau gosto, é a minha opinião pessoal, que não sou ateu mas defendo um Estado Laico e tenho por todos os credos ou crenças igual respeito.
Sinceramente gostava de saber a opinião de quem autorizou e de quem produziu a campanha, porque não consigo encontrar nada que justifique a inclusão desse elemento estranho à politica (e ainda bem) que é uma imagem religiosa.

Cumprimentos

Carlos Dias Ferreira a 14 de Agosto de 2009 às 15:18
Paulo:

Ainda bem que estamos de acordo (mais uma vez) sobre o assunto focado, a única forma de erradicar de vez estas situações é pura e simplesmente denuncia-las seja de que quadrante politico forem mas volto a frisar que a comunicação social tomou conhecimento e nem uma palavra foi dita, aliás os responsáveis locais da Igreja Católica protestaram por tal situação ter ocorrido.
Bom fim de semana Paulo.

Isaura a 16 de Agosto de 2009 às 13:43
Esqueceram-se de dizer que este assunto da gripe H1N1 é sério muito mais serio que os cartazes da Nossa Sra de Fatima a proteger o candidato .
Os cuidados são necessarios e o contacto com as pessoas também. Se não se fizer um campanha de proximidade as pessoas ficam desmotivadas e não vão votar. É muito possivel que a abstenção suba ainda mais por causa de algum panico á volta disso. Desmistificar é muito importante e recorrer aos meios de prevenção também.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.